quinta-feira, janeiro 12, 2012

Solteiro - Namorando - Casado - Solteiro

Tem gente que muda mais de estado civil do que de roupa íntima. Medo. Muito medo.
Porque existe gente que distribui 'Eu te amo' como se fosse 'Bom dia'? Por que essa necessidade de TER alguém, não importa quem? Para com isso!!
Exemplo pessoal: eu sempre preferi qualidade à quantidade. Ficar por ficar, vá lá. Uma noite e nada mais, no strings attached, whatever. Mas namorar, gritar pro mundo 'OLHA A PESSOA QUE EU AMO', isso só se eu tiver certeza, só no tempo certo.
Temos sempre que ter em mente o que realmente queremos. Queremos namorar ou queremos namorar com aquela pessoa? Queremos vê-la feliz, fazer parte da vida dela, deixá-la fazer parte da nossa, dividir e multiplicar tudo... Ou o interesse é apenas satisfazer nossa auto-estima, mostrar que não estamos sozinhos, usar o carinho da outra pessoa para sanar nossas carências, nossa necessidade de atenção?
Vale lembrar: todo relacionamento, seja amoroso, ou não, é uma via de duas mãos. Antes de pensar no que é melhor para nós mesmos, temos que ter em mente os sentimentos, as expectativas do outro. E se daqui a, digamos, um mês, você tiver refeito sua auto-estima, satisfeito sua necessidade de carinho? Não dá para descartar uma pessoa como se fosse um chiclete mastigado: você suga tudo de bom que ela tem para oferecer e depois joga fora. A lei é universal: não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. E você gostaria de ser estepe para a felicidade alheia?
Não é melhor ter ao seu lado alguém com quem você realmente se importe ao invés de simplesmente ter 'alguém'? Frase do ilustríssimo Fabrício Serafim: "Não procure alguém que te complete, se complete primeiro e então procure alguém que te transborde!" Tudo a ver, né?
Jogar nos ombros de uma pessoa a responsabilidade pela sua felicidade é prova de imaturidade. Não tem lógica: é sua obrigação lutar pelo seu bem-estar. Sem atropelar a felicidade alheia. Sem usar ninguém. Respeitando os outros e a si mesmo. Porque tudo tem seu tempo - até a felicidade. Não custa esperar.
Pra fechar, uma frase que eu roubei de uma amiga:
Pessoas certas não existem, somos todos errados procurando alguém que aceite nossas imperfeições.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Ela é doida!! - Mas ele gosta...

Dia desses, conversando com minha Fiota Renata, ela me conta que um amigo tem uma ex doida, que aprontou várias... mas da qual ele ainda gosta. Ficamos as duas estupefatas tentando entender essa constante masculina: a garota tem tudo pra ser institucionalizada, mas ele não vê isso, e ainda dá combustível para a loucura, porque dela ele não larga.

 Obrigada, Mulher de 30!!

Levanta a mão e grita quem nunca presenciou essa situação. A garota é ciumenta até da sombra, protagoniza cenas constrangedoras, não deixa o cara fazer absolutamente nada, afasta ele dos amigos e PRINCIPALMENTE das amigas, não tem nada a ver com ele, é detestada por todo mundo - mas ele não larga!
A culpa é da insegurança: as loucuras da mulher deixam o cara com a sensação de que ela gosta de verdade. Homem nenhum aguenta mulher bem-resolvida, tranquila, sem chiliques. Mulher que é mulher tem que surtar de vez em quando - senão não gosta de verdade. Tempos atrás me lembro de ter visto uma frase pelo Facebook: "Sabe aquela mulher super tranquila, sem ciúmes, que não liga nem te cobra nada? Ela tem outro." Confesso que ri, até porque entendi que era uma tentativa de desculpa adiantada para um eventual surto futuro. Mas a verdade é que não é bem assim. Ciúme é normal, pode ser sadio até, mas a demonstração é o que conta. Fazer um beicinho quando ele diz que vai jogar futebol com os amigos está dentro do tolerável. Gritar "quem é essa vagabunda?" quando ele cumprimenta uma desconhecida na rua, não. Cobrar uma ligação por dia, tudo bem. Reclamar quando ele passa o dia com o filho de outro relacionamento, é imaturidade.
Mas então porque é justamente a "surtante", a possessiva que faz questão de ter um perfil de casal na internet (breguice, a gente vê por aqui) que ele curte? Porque OHDEUS é essa desclassificada que vai ficar com ele pra sempre - ou pelo menos enquanto ELA quiser?
Dúvida cruel... Mas sejamos justas: às vezes ele larga a dita cuja. E conhece outra garota, legal, espirituosa, inteligente, companheira, mentalmente saudável. E reclama MUITO da anterior na orelha dela, ressaltando o tempo todo o quanto é sensacional que ela seja inteligente (a outra não conhecia as músicas da Janis), bem-humorada ("há tempos eu não curto tanto conversar com alguém!"), se dê bem com a família dele (a mãe dele deixa bem claro o quanto odiava 'aquelazinha'), e tudo corre bem!! Mas a outra... A doida... A doida não larga do pé dele, ameaça matar a atual, ameaça matar o ex, ameaça matar o gato que ele deu de presente, ameaça se matar! E ah, pensando bem, ela é a mulher da vida dele, ela prometeu mudar, é ela que ele ama de verdade... E a atual vira ex. Com a ressalva de que ela não vai correr atrás, fazer ceninha, implorar pra voltar. De que adianta ser superior se é com a psico que o otário quer ficar? Tentar voltar é besteira, doida é a outra. E, pensando bem, ele também.