terça-feira, abril 06, 2010

Religião se discute?

Não costumo discutir religião, até porque acho que mais vale Espiritualidade do que Religiosidade.
Me tornei Espírita por opção, depois de anos servindo à Igreja Católica. Meus amigos caçoam de mim quando conto, ninguém acredita, mas a verdade é que até coroinha eu fui. Sempre tive plena fé em Deus, na Bíblia e no que o padre dizia. Até que comecei a questionar, perguntar, querer saber. E ninguém tinha as respostas que eu queria.
Na Doutrina Espírita, encontrei essas respostas - e me encontrei. Entendi as razões que me levam a ser como sou, a estar no ambiente que estou, e, principalmente, comecei a compreender as atitudes alheias - mesmo não concordando com elas.
Ainda assim, nunca tentei arrastar ninguém pro Centro. Quando alguém me pergunta, me declaro Espírita, explico que vou ao Centro toda semana, que é um compromisso que faço questão de manter, e pronto. Não me sinto bem 'evangelizando' os outros, ainda que esta tenha sido uma das ordens de Jesus a todos os seus seguidores.
Esta é justamente a razão que me levou ao Espiritismo: a noção de que somos, sim, passíveis de erros, mas que não vamos todos pro inferno por conta disso! Basta entendermos nossas fraquezas e nos dispormos a mudar. Digo e repito: NÃO TENTO CONVENCER NINGUÉM DE QUE O ESPIRITISMO É A SOLUÇÃO PRO MUNDO, MAS FOI A SOLUÇÃO PRA MIM.
Foi por isso que me chateei muito ao saber do caso dos 'Meninos da Vila', que recebi por e-mail da Rô - grande amiga - hoje, e me dispus a, pela primeira vez, abordar esse assunto aqui.
(Pra quem não sabe do que eu tô falando, clica aqui)
Não existe 'Melhor Religião do Mundo'. Existe aquela que melhor te conforta, acolhe e esclarece. É individual, caso contrário haveria apenas uma vertente religiosa em todo o planeta. Somos multi-culturais, plurais mesmo. E por isso mesmo devemos - a todas as criaturas, ainda que não sejam da mesma religião, nação, sexo, cor ou da pele ou opinião sobre o Flamengo - uma coisa maravilhosa, que transcende tudo que eu citei e mais um pouco: RESPEITO. Afinal, somos todos irmãos, vivendo no mesmo pedaço de rocha orbitando em volta de uma estrela.
No filme "Corina, uma Babá Perfeita", estrelado por Whoopi Goldberg - e que, na minha humilde opinião, tem uma trilha sonora deliciosa - há um diálogo que, de tão simples, tocou meu coração pra sempre. A garotinha do filme diz pro pai, viúvo e triste, que Deus entende até chinês.
É a mais pura verdade. Então por que se importar com a religião do outro, em dias tão carentes de fé como os de hoje?