quinta-feira, outubro 06, 2011

Mas eu me mordo de ciúme...

Nunca entendi o ciúme - quando relacionado à outra PESSOA. Sou a maior ciumenta no que diz respeito às minhas coisas, morro de ódio se alguém mexe na minha gaveta, abrir minha bolsa é pedir para morrer e nem empregada põe a mão na minha roupa. Possessividade. Mas são as MINHAS coisas, que eu suei pra comprar, ou que ganhei de presente, portanto, eu cuido.
Você acha que "quem ama, cuida"? Eu acho. Mas aí não entra o ciúme. Desde quando ciúme é cuidado? Cuidar é perguntar como foi o dia do outro, é se preocupar com o bem-estar, com as opiniões, dizer "eu te amo" quantas vezes forem necessárias, cultivar o relacionamento como se fosse uma plantinha: precisa de água, luz e carinho.
Ciúme, ao contrário, é veneno. Age lentamente, corroendo a relação. Tem a ver com confiança - no outro (e se você não confia, tá junto por quê?); e em você mesmo (e se não confia em você, tem que parar de projetar suas inseguranças no outro). Tem a ver com maturidade. Tem a ver com respeito. Tem a ver com AMOR.

Existem basicamente, dois tipos de ciumentos:

1) O ciumento "eu-sei-o-que-você-fez-na-vida-passada"



Para esse tipo, não existe esse negócio de "quem vive de passado é museu." Odeia com todas as forças todo e qualquer ser humano que tenha passado pela vida de sua atual cara-metade, e vive em constante medo de que esses fantasmas do passado voltem para assombrar a felicidade dos pombinhos. Já proibiu a amizade no facebook, forçou o sumiço das fotos em porta-retratos, faz cara de morte quando aparece um comentário sobre uma viagem ou uma festa na qual seu objeto de afeto ainda estava com 'aquilo'. Se se encontram, é uma tortura pro outro: ele não para de falar nos defeitos do/a ex: feio/esquisito/bobo/magrela/cabelo feio/roupa de vagabunda, e 'como afinal de contas você pôde se envolver com um ser desses?'. Hora de revirar os olhos e tentar mudar de assunto.
Atenuante: Realmente, é normal ter ciúme de ex. É mesmo complicado pensar que um dia aquela pessoa fez planos com o seu amor, que tinham apelidos ridículos tipo 'bruzunguinho e bruzunguinha', que andaram de mãos dadas ao pôr-do-sol e todas aquelas breguices que você pensa sem se lembrar do crucial: é PASSADO. A-CA-BOU. Pode voltar? Pode. Mas só se você deixar. Por quê? Leia abaixo, amiguinho!!
Problema: O/a ex já foi, mórreu. Mas se você traz o passado à tona o tempo todo, está colaborando pra despertar algo que podia estar morto e enterrado, se você não cutucasse. Um relacionamento é para duas pessoas, apenas. Trazer ex, sejam seus, sejam do outro, pra história de vocês só tem um resultado possível: merda.
Solução: Nunca tente fingir que seu amor não tem um passado. Todo mundo tem. É a soma das experiências passadas que moldou a pessoa que ele/a é hoje, e por quem você se apaixonou. Também não pode forçar a barra, querendo cortar toda e qualquer ligação que ainda exista entre os dois. Se houver filhos, por exemplo, é uma batalha perdida. E se eles forem amigos, melhor ainda: prova que a pessoa que você escolheu para você é madura, sensata e capaz de cultivar uma amizade onde poderia ter deixado brotar aquele monte se coisas ruins que vem com o fim de um relacionamento. Quer coisa melhor?


2) O ciumento '"quem-é-esse/a?"



Esse é o famoso paranoia. Vê possibilidades de chifres em todos os lugares, com todas as pessoas. Ninguém se salva: amigos/as têm sempre um interesse, colegas de trabalho que chamam pro happy hour estão querendo algo, e ai do outro se olhar pro lado num restaurante, barzinho, ou mesmo no metrô lotado! "Tá olhando o quê?!?!". Esse é o tipo que vasculha redes sociais, dá um jeito de mexer no celular, não falta a nenhuma festa ou encontro de amigos do parceiro, mas inferniza a vida do outro com comentários do tipo "Fulano/a ficou um tempão conversando com você, de trabalho é que não era"; "eu vi o jeito que ele/a olha pra você!", etc etc. Torta de climão.
Atenuante: Existem mesmo pessoas que estarão a fim dele/a. LIVE WITH IT! Se você se interessou, porque outro não se interessaria? Quem tem que lidar com isso, e demonstrar que tem um compromisso com você, é a outra pessoa. Sempre vão haver 'gaviões' querendo estragar seu relacionamento, é a lei do oeste. Cabe a vocês dois, juntos, não permitir!
Problema: Dica de ouro cravejado de diamantes: ficar destacando que fulano ou beltrana estão a fim não vai te ajudar em nada. Muito pelo contrário, é bem capaz de rolar a percepção de que o outro é realmente interessante, e você dança. E a música foi você mesmo quem pôs pra tocar!
Solução: Se alguém aparecer dando em cima dele/a descaradamente, espere uma atitude DELE/A. É quem está com você, é quem tem obrigação de pontuar pro outro: "Cai fora!". Se não rolar, é coisa pra se conversar - em casa, não na frente de todo mundo e aos berros. Reincidência e/ou reciprocidade? Desencana, termina e vai ser feliz com quem tenha um mínimo que seja de respeito por você.

Ser feliz é muito complicado. E num relacionamento, a responsabilidade pela felicidade dos dois é dos dois. Se você é ciumento, pense se não está num processo de auto-sabotagem que vai acabar com suas chances de ser feliz. Agora, se você é vítima de um ciumento, só tem um conselho que eu posso te dar - e conselho, se fosse bom... você sabe - tenha muita PACIÊNCIA. Procure as razões do ciúme (é o seu passado? É o passado dele/a? É insegurança dele/a?) e converse muito. Diálogo é e sempre será o melhor remédio para qualquer problema entre um casal.
Dica cínica: se ainda assim não adiantar, caia fora, corra para as colinas. E nem pense em aparecer com outra pessoa por um bom tempo: a probabilidade de ouvir um "eu SABIA que você tava me traindo!!!" é grande. E olha... Haja paciência!!!