quinta-feira, maio 17, 2012

Calar ou não calar, eis a questão


Incontáveis vezes reprimi o que pensava, por medo de machucar, por achar intromissão na vida alheia, por medo de me expor, por achar desnecessário, por confiar que o tempo resolveria ou simplesmente por esperar que o outro lado adivinhasse o que meus olhos poderiam até trair, mas minha boca não conseguia externar.
Isso me aconteceu em tantas situações diversas... Aquele "obrigado" que não saiu, aquele "volta" que ficou entalado, aquele "me desculpa" que o orgulho fez calar. Tantas coisas teriam ficado às claras, tantos problemas teriam se resolvido, tantas lágrimas eu teria economizado...
E acabei ficando à deriva, presa no "e se...?" Já me prometi mil vezes nunca mais deixar a oportunidade passar, mas às vezes acontece. Travo. Bobeio. Ao invés de levar a vida, deixo ela me levar e me perco por medo, por distração, por covardia. "E SE eu tivesse me manifestado?" Será que as coisas seriam diferentes? Pra melhor ou pra pior? Não importa, já é uma mudança, já é uma conquista se livrar das amarras e tentar fazer valer a pena.
Crescer só é possível quando aprendemos a tomar as rédeas da vida em nossas mãos. É preciso coragem para enfrentar os nãos - que, afinal de contas, nem dóem tanto assim. Afinal, pelo menos você tentou. Podia passar a vida com o "e se.. ?", mas foi lá, meteu as caras, se impôs. O 'não' você já tinha, foi correr atrás do 'sim"! E nesses casos vencer tem um gosto ainda mais doce do que a vitória que vem sem esforço.
Calar, reprimir, guardar não pode. Favorece o aparecimento de rugas, dá úlcera, cria nós na garganta e situações mal-resolvidas. Vale a pena dizer que você está com saudades, que você quer um aumento, que aquela roupa não ficou legal na pessoa, que você não acha certo tal e tal atitude, expressar o que você quer - ou não quer. 
Por isso viva, escreva, mande sinais de fumaça, mande um pombo-correio, grite, FALE! Fale muito, fale sempre, não deixe passar a oportunidade pro "eu te amo", pro "obrigado", pro "me desculpe". Fale enquanto ainda existe alguém pra escutar, pois muito pior é querer falar e ser tarde demais... Por isso, fale antes que seja tarde demais.
Esse é um conselho que dou de mão cheia. Já me arrependi MUITO de MUITAS coisas que falei. Mas quanto mais o tempo passa, vejo que o que traz mais arrependimento é justamente aquilo que CALEI.